CÓD.S06-22 ONLINE

Lives, quarentena e YouTube: um estudo das transmissões ao vivo do canal “omeleteve” durante a quarentena

Em meados de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a orientar que o Brasil deveria iniciar um período de isolamento social devido a Covid-19. A doença de fácil transmissão pelo ar espalhou rapidamente pelo mundo ganhando o status de pandemia e provocou muitas mudanças de hábitos. Máscaras e álcool em gel 70 se tornaram itens indispensáveis, lavar as mãos se tornou um ritual com direito a tutorial explicativo e a higienização de mercadorias e sapatos ao chegar em casa virou uma necessidade para maior proteção. E dentre essas várias alterações de rotina e convivência, a relação das pessoas com as mídias foi talvez a que sofreu mais afetações. Com a impossibilidade de sair, elas se tornaram o principal meio de comunicação entre as pessoas “afastadas” pela quarentena e também uma fonte de lazer.  Atividades cotidianas quando possível passaram a ser realizadas online como trabalho e estudo.

Nesse novo panorama houve o crescimento do consumo de vídeos na internet, mais especificamente de um tipo de conteúdo: as “Lives” vídeos transmitidos ao vivo pela internet. Anteriormente elas eram mais comuns em alguns nichos específicos como gamers, porém durante a pandemia se popularizaram e conquistaram novos públicos, segundo o  Business Insider (site de notícias) foi registrado um aumento de 70% no consumo e produção das lives nas plataformas digitais em geral.

Nossa pesquisa então busca iniciar alguns apontamentos e possibilidades de análise da produção desse tipo de conteúdo nesse momento atípico, com a intenção de compreendê-lo e buscar traçar alguns parâmetros acerca dele. Para isso analisaremos os vídeos “ao vivo” realizados pelo canal  “omeleteve”, um nativo digital que vinha realizando há alguns anos lives no YouTube através do programa semanal “Omelete Lives”. Acreditamos que as produções deste canal possam trazer questões interessantes de estudo visto que ele possui experiência na produção de conteúdos audiovisuais com transmissão ao vivo para internet, mas ao mesmo tempo também foi atingido pelas mudanças desse novo momento.

Como metodologia utilizaremos a Análise da Materialidade Audiovisual, conceito desenvolvido no âmbito do Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (CNPq-UFJF) por Coutinho. A proposta traz como principais aspectos proporcionar uma análise integral do audiovisual considerando todos os seus elementos (texto+som+imagem+tempo+edição) de modo unificado e trazendo a possibilidade do estabelecimento de eixos e itens de avaliação tendo em vista as questões de pesquisa, o referencial teórico utilizado e ainda, os elementos paratextuais.

Destacamos que em nossa observação notamos que a ascensão das live trouxe maior competição visto que a produção deste conteúdo aumentou, contudo também houve aumento dos consumidores de lives, assim o canal em estudo adotou algumas novas estratégias visando reforçar laços com o público anterior e conquistar novas audiências. Dessa forma os temas abordados nas lives foram mais variados e diversificando com mais apelo popular e inserção de convidados que possuem canal no YouTube para agregar novos públicos, além da busca constante por interação com a audiência, através dos comentários deixados no chat durante as transmissões.

Palabras clave

Audiovisual Comunicação Na Pandemia Live Mídias Digitais

Ponencia Online

Documentación de apoyo a la presentación ONLINE de la ponencia

Ver el video en youtube


Firmantes

Los autores de la ponencia

profile avatar

Cristiane Turnes Montezano

Ver Perfil


Preguntas y comentarios al autor/es

Hay 4 comentarios en esta ponencia

    • profile avatar

      Gabriel Herrada Valverde

      Comentó el 30/04/2021 a las 16:05:31

      Querida Cristiane, parabéns pela apresentação. Acho que foi muito interessante. Gostaria de saber se você poderia refinar as categorias de análise que usou um pouco mais.
      Obrigado

      Responder

      • profile avatar

        Cristiane Turnes Montezano

        Comentó el 30/04/2021 a las 17:19:04

        Estimado Gabriel muito obrigada pela pergunta!
        E claro posso explicar um pouco sobre o que analisei em cada categoria. Como expliquei as definições de categorias partem de meus interesses de pesquisa e percepções iniciais ao ver o material analisado em um primeiro momento (trajetória definida pela metodologia). A partir disso escolhi as três categorias de análise que informei.
        Na categoria de narrativa avaliei a linguagem escolhida pelos interlocutores( apresentadores) e o conteúdo (temas levados para debate nos vídeos) para pensar essa categoria considerei a definição e apontamentos sobre narrativa de Luiz Gonzaga Motta (pesquisador brasileiro), para pensar o que eu poderia tratar nesse eixo e também algumas ideias desenvolvidas por Burguess e Green sobre a construções de linguagem em vídeos realizados para o YouTube. Sendo assim avaliei se a linguagem utilizada era formal/informal, convidativa ao diálogo (interação) com a audiência, o esforço de criação de identificação a partir de algumas escolhas de termos e de relatos pessoais dos apresentadores, quais as semelhanças e diferenças nas escolhas dos temas comentados e abordagem deles nas lives realizadas anteriormente e nesse período da quarentena.
        Na categoria interação busquei pontuar quais tipos de interações são mais estimuladas e como os apresentadores procuraram estimular a interação por parte da audiência, pensando no uso feito pelo canal das ferramentas de interação disponibilizadas pelo YouTube. Aqui para definir o que poderia ser considerado interação utilizei os especialmente os estudos de Alex Primo sobre o tema.
        Na categoria estética busquei realizar a descrição e percepção sobre a forma como a identidade visual do canal é elaborada avaliando o cenário e inserções visuais variadas durante as lives.
        Acho importante pontuar que o trabalho tem como destaque perceber diferenças entre as lives produzidas antes da quarentena e as produzidas logo nos primeiros meses dela, então esse artigo é um estudo voltado as adaptações e mudanças que o canal buscou fazer nesse período analisado.
        Em minha dissertação de mestrado estou buscando fazer um estudo mais intenso e aprofundado das lives do canal realizadas antes do período de pandemia.
        Espero que tenha conseguido responder sua pergunta. Caso tenha interesse de esclarecer mais alguma dúvida sobre as categorias ou sobre outra questão da pesquisa pode entrar em contato comigo.

        Responder

        • profile avatar

          Gabriel Herrada Valverde

          Comentó el 01/05/2021 a las 18:02:08

          Querida Cristiane, obrigado pela explicação. Esclareceu minhas dúvidas. Acho que uma tese de mestrado muito interessante pode sair daqui. Também realizo estudos relacionados a redes sociais como YouTube ou WhatsApp, se futuramente você tiver interesse em colaborar comigo, terei o maior prazer em fazê-lo.

          Responder

          • profile avatar

            Cristiane Turnes Montezano

            Comentó el 03/05/2021 a las 23:26:14

            Estimado Gabriel, de nada! Será um imenso prazer colaborar com você!
            ¡Prontamente aceptada tu invitación! ¡Gracias!

            Responder


Deja tu comentario

Lo siento, debes estar conectado para publicar un comentario.